Minha vida, um poço de águas do céu

Estudo | 23/02/2014 | Apóstola Sueko
Poço é bênção para os sedentos e é progresso para as nações. Que lendo este estudo você venha compreender a necessidade de produzir águas vivas que sirvam de bênção para sua geração.

Leia João 4.1-30.

Um poço é conhecido como lugar profundo, escuro e também muito perigoso. Todos têm medo de cair num poço. É comum a expressão "fundo do poço" para expressar que uma situação ou pessoa chegou ao caos.

São tantas as expressões negativas que se usam a respeito do poço que esquecemos que o poço é uma bênção para os sedentos e é progresso para as nações.

Jesus tem água viva para dar a qualquer um que pedir. Ele é um poço de fonte inesgotável. A mulher samaritana não tinha água pura para dar de beber. A vida dela era de rejeição e fracasso. Ela vivia no pecado, no adultério. Era mal falada na cidade, ninguém queria se encontrar com ela no poço. Era rejeitada. Mas Jesus a libertou do pecado e restaurou a sua vida. Assim ela começou a fluir águas de restauração sobre a vida das pessoas na cidade (João 4.39).

Há duas realidades do poço:

1. Poços que saem águas puras e cristalinas

São boas para se beber. Como do texto de João, que saciam a sede, revigoram as forças e salvam vidas. Os poços representam progresso em lugares secos, árido, onde falta água.

A água em lugares áridos é como uma joia rara. Bem cuidada e guardada com a máxima proteção.

Poço na Bíblia significa fonte inesgotável, fonte de vida. Dizem que quanto mais se tira água de um poço, tanto mais água ele produzirá e de melhor qualidade. É uma fonte cada vez melhor. Assim também deve ser a nossa vida: fluindo em santidade, pureza, palavras positivas e abençoadas, atitudes corretas, atitudes de mansidão; fluindo em ideias boas para o crescimento espiritual e profissional e em sonhos para o futuro.

Temos que ser um poço que flua águas assim, boas e cada vez mais de melhor qualidade.

2. Poços cujas águas não são boas

Elas são:

Águas ruins

Tem gosto de ferrugem. São pessoas que tem um coração ruim. Quer sempre o mal para os outros. Pessoas orgulhosas e soberbas. Interesseiras, às vezes pratica uma boa ação por interesse de ser recompensada e vista. Se não forem tratadas e transformadas, fluirão águas ruins para os outros beberem.

Águas salobras

É uma água pesada e que não mata a sede. Pessoas que acham que estão bem e não precisam beber mais da presença de Deus e não buscam o crescimento espiritual. Estagnou na vida espiritual. Se não tomar cuidado e abrir os olhos pode secar. Que tipo de vida e de água elas podem oferecer para um sedento?

Águas salgadas

Água com sal, água salina. Pessoas com a língua afiada, atitudes rudes, brutas. Trata com ignorância. Vive com cara amarrada, inchada. Você sente até receio de chegar até a pessoa para perguntar algo, pois pode levar uma alfinetada. Às vezes tem crises de ira. Pessoas assim sempre se acham certas e os outros errados.

Muitos não aceitam o confronto, não reconhecem que estão erradas e não pedem perdão. Precisam mudar, senão perderão muitas coisas na vida. Precisam de libertação e transformação para fluírem águas doces para darem de beber aos sedentos.

Águas sujas e barrentas

Águas que contém bactérias, micróbios e vermes. Pessoas que andam na obra da carne, em pecado. Cheias de mentiras, invejas, vícios (pornografia, bebidas, fumos), cometendo fornicação, adultério.

Deus quer te libertar, limpar e transformar a vida para que você não flua águas sujas.

Águas amargas

"E chegaram a Mara, mas não podiam beber das suas águas, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara." (Êxodo 15.23)

Pessoas com amargura no coração, cheia de mágoas.

Amarguradas por causa da atitude de alguém ou por causa de uma situação que ocorreu no passado que feriu e deixou marcas na alma; por causa da rejeição por parte de familiares ou amigos. Pessoas rejeitadas são amarguradas, elas não se sentem amadas.

"tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem" (Hebreus 12.15)

Pessoas amarguradas não têm paz, as feridas vão perturbá-la dia e noite. Elas precisam de cura para serem condutoras de esperança para os sedentos.

Poços precisam de cobertura

Para o poço ter as águas preservadas é necessário ter uma tampa, uma cobertura. Sem cobertura o poço fica sujeito a contaminação.

Nós, como poços, precisamos de cobertura também, para que a nossa vida venha sempre se manter pura, verdadeira, íntegra, reta, caminhando sempre nos princípios da Palavra de Deus. Precisamos então da cobertura divina - Deus - e de cobertura espiritual - um líder sobre nós.

O inimigo pode lançar muitas sujeiras na nossa vida, querendo contaminar a fonte de águas puras e até mesmo tentando entupir o poço para não brotar mais água vida, assim secando por completo a nossa vida. A cobertura é a nossa proteção.

Conclusão

Quando as pessoas vêm até nós, elas querem beber as águas do céu, vindas de Deus. Então quem é você no mundo? Um poço cavado que Deus achou favorável a Ele. Um poço que precisou passar por cura, libertação e foi transformado para fluir águas puras, doces, águas do céu para saciar multidões sedentas.

Deus te encherá tanto que você ficará surpreso com o que acontecerá. Você é esperança aqui na Terra para os sedentos.

Comente!